CIET é aceito como membro da Organização Mundial do Turismo

O CIET (Centro de Inteligência da Economia do Turismo) da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo foi aceito como membro da Organização Mundial do Turismo, especificamente da Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável (INSTO, sigla em inglês).

O apoio do CONTURESP (Conselho Municipal de Turismo do Estado de São Paulo) ao trabalho realizado pelo CIET foi de extrema importância para alcançar esta posição. A FRESP é uma das entidades que fazem parte do conselho.

O CIET é o primeiro observatório de turismo estadual do Brasil a receber esta importante chancela e o segundo do Brasil, visto que o Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo é membro desde 2016. Também vale informar que, nas Américas, somente o Brasil e o México possuem Observatórios Estaduais membros da INSTO: São Paulo e Guanajuato.

A Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável da Organização Mundial do Turismo (INSTO/OMT) foi criada em 2004 com o objetivo principal de apoiar a melhoria contínua da sustentabilidade e resiliência no setor de turismo, por meio de monitoramento sistemático, oportuno e regular do desempenho e do impacto do turismo, assim como conectar destinos dedicados a fim de compreender melhor o uso de recursos em todo o destino e promover a gestão responsável do turismo.

Através da aplicação sistemática de técnicas de monitoramento, avaliação e gestão da informação, a iniciativa fornece aos formuladores de políticas, planejadores, gestores de turismo e outras partes interessadas relevantes ferramentas-chave para fortalecer as capacidades institucionais no intuito de apoiar a formulação e implementação de políticas, estratégias, planos e gestão do turismo sustentável.

O processo para se tornar um membro da INSTO é muito criterioso, pois é necessário um compromisso do observatório ingressante com 11 áreas-chave de monitoramento turístico que vão desde movimentos turísticos, passando por indicadores econômicos até dados sobre impactos nos atrativos naturais de cada destino monitorado.

Desde a criação da Rede, em 2004, um total de 32 observatórios no mundo se tornaram membros: oito na China, um na Grécia, um no México, um no Brasil, cinco na Indonésia, um na Croácia, um nos Estados Unidos, um na Guatemala, um na Itália, um na Argentina, um na Austrália, três em Portugal, quatro na Espanha, dois no Canadá e um na Colômbia. O CIET é o 33º observatório de turismo a ingressar na Rede e passa a ser identificado internacionalmente pelo nome CITE – Center of Intelligence of Tourism Economics of the São Paulo State Travel and Tourism Secretariat.

Os ganhos para o CIET, para a SETUR-SP, para o Governo do Estado e, quiçá, para o país, vão além do reconhecimento inédito para o Brasil. A chancela internacional permite ao CIET e a toda a rede de inteligência ligada à SETUR-SP, composta pela iniciativa privada e pública, pelos municípios turísticos paulistas e demais observatórios da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT), da qual o CIET é membro, o acesso a metodologias de pesquisa inovadoras, boas práticas de outros destinos pelo mundo e também a todas as atividades do órgão máximo de turismo no mundo, a OMT.

É um reconhecimento importante para um observatório que se desenvolveu em apenas 4 anos com muita seriedade, critério e credibilidade.

A cerimônia de entrega da carta de aceite aos novos membros ocorrerá nos dias 20 e 21 de outubro na cidade de Madri, Espanha, na sede da Organização Mundial do Turismo, quando será realizada a reunião anual dos Observatórios de Turismo da OMT. Na cerimônia, São Paulo se junta a outros observatórios que também foram aceitos recentemente: Mallorca, Bizkaia, Barcelona e Malaga (Espanha), Yukon (Canadá) e Bogotá (Colômbia).

Fonte: Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo