Lat.Bus traz reflexão sobre ser de todos a responsabilidade por um mundo mais sustentável

Inovação, novas tecnologias, fontes de energia e a responsabilidade de cada um de nós por um planeta mais sustentável, foram os temas que nortearam a manhã desta quinta-feira (11) na Lat.Bus, maior evento da América Latina sobre Mobilidade, que aconteceu no São Paulo Expo, em São Paulo.

O jornalista Francisco José de Brito abriu a programação da Lat.Bus desta quinta-feira (11) e contou sobre as inúmeras matérias que produziu, suas experiências na Amazônia e sobre o transporte da região.

Em seguida, o vice-presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos), Luiz Carlos Moraes e o presidente da Fabus (Associação Nacional de Fabricantes de Ônibus), Ruben Bisi, falaram sobre os veículos elétricos que devem ser adotados para o transporte urbano, além dos desafios de avançar na redução das emissões dos gases poluentes. Eles também destacaram os pilares da ESG.

Na sequência, Camilo Adas, engenheiro mecânico atuante no setor automotivo por mais de 35 anos e, atualmente, Presidente do Conselho da SAE Brasil e da SAE4Mobility, apresentou a palestra “A Revolução do Transporte” trazendo muitas informações sobre responsabilidade sustentável, as mudanças climáticas, dados sobre emissões de gases poluentes e cases de fontes de energia que estão sendo utilizadas por empresas fabricantes de ônibus.

Além disso, Camilo também falou sobre como os pilares da ESG estão impactando nas gestões das empresas e citou como exemplo que investidores e bancos já estão avaliando as iniciativas em ESG para decidirem a liberação ou não de financiamento.

O presidente da FRESP, Milton Zanca foi convidado para um debate junto de Emerson Imbronizio, vice-presidente da ANTTUR (Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento), Gentil Zanovelli, presidente do SETPESP (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo) e Paulo Porto Lima, presidente da Abrati (Associação Brasileira de Transportes Terrestres). Ele destacou que o trabalho em conjunto é o caminho para resultados mais efetivos.

Para Regina Rocha, diretora executiva da FRESP, a programação da Lat.Bus de hoje propôs uma grande reflexão de quanto somos responsáveis por transformar o futuro do nosso planeta. “Sustentabilidade é mais do que pensar em infraestrutura, hoje todos precisamos fazer o dever de casa e buscar maneiras de como podemos contribuir para salvar o nosso planeta. O setor de fretamento segue comprometido em reduzir as emissões de gases poluentes, o uso racional de energia, reuso da água, investimentos em energia solar, entre outros, além de ser um modal que tira muitos veículos das ruas, contribuindo para a mobilidade urbana”, destaca.