FRESP dá início a trabalho de reposicionamento do turismo rodoviário no mercado

Objetivo é compreender as expectativas do público-alvo para que o setor possa aprimorar os serviços prestados

Com o objetivo de fazer com que trade turístico e turistas atualizem sua imagem frente às viagens por equipamentos rodoviários, a FRESP (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo) deu início a um trabalho de reposicionamento e reaproximação do turismo rodoviário com o mercado de turismo, organizadores e viajantes.

Intitulado de “Consultoria para Reposicionamento do Turismo Rodoviário frente aos players do mercado”, o trabalho será desenvolvido ao longo de quatro meses sob a liderança de Fábio Pozati, que é doutor em Geografia pela UNICAMP, mestre em Ciências da Comunicação pela USP e Turismólogo pela USP. Fábio, inclusive, foi o condutor da capacitação “Qualificações de Serviços de Transporte Rodoviário” oferecida pela federação em abril deste ano.

A consultoria prevê uma série de ações que acontecerão durante esse período. São elas:

  • Pesquisa voltada para os players: para entender de que forma enxergam atualmente o turismo rodoviário e como o setor de fretamento pode melhorar e estar mais próximo deles. Neste caso, a intenção é ouvir agências, guias de turismo, prefeituras e/ou todas as pessoas, físicas ou jurídicas, que promovam viagens e que estejam, de alguma forma, envolvidas com o turismo.
  • Pesquisa voltada a quem utiliza o transporte rodoviário para viagens a lazer: nesta etapa, o objetivo é fazer o levantamento durante as viagens e, por isso, será necessário contar com o apoio das empresas de transporte e também dos organizadores das viagens de lazer para que sejam multiplicadores deste levantamento. Com essa pesquisa a FRESP conseguirá ter mais informações sobre o perfil de quem pratica o turismo rodoviário, entendendo assim suas motivações, hábitos e nível de satisfação em relação aos serviços prestados pelas empresas de fretamento rodoviário.
  • Reuniões com associações de classe: em paralelo, a FRESP fará reuniões com as associações de classe como a ABAV (Associação Brasileira das Agências de Viagens); BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Viagens), SINETAR (Sindicato das Empresas de Turismo), AVIESP (Associação dos Agentes de Viagens do Interior do Estado de São Paulo), AVIRRP (Associação dos Agentes de Viagens de Ribeirão Preto e Região), AMITUR (Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico), APRECESP (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo) e AMITESP (Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo), a fim de entender a demanda de cada uma delas e colocar o setor de fretamento à disposição.
  • Capacitação para empresas de transporte por fretamento:: o cronograma da consultoria prevê também a capacitação “Turismo Rodoviário – oportunidades e possibilidades” que acontecerá de forma remota, tão logo a primeira fase de pesquisas seja concluída, com o objetivo de que as empresas de transporte por fretamento saibam como otimizar a relação com os organizadores de viagens, como vender o equipamento, mostrar o seu produto, como fidelizar o cliente, entre outras informações.

“Ao final deste trabalho de pesquisas e levantamento de informações com quem lida com o turismo e com quem viaja, conseguiremos compreender os anseios e necessidades do público-alvo do turismo rodoviário, capacitar as empresas associadas da FRESP a aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos no mercado e mostrar que temos equipamentos de qualidade, com uma proposta que atende as atuais necessidades desse tipo de cliente”, afirma Fábio.

O trabalho de reposicionamento terminará com a idealização de três roteiros de turismo rodoviário que funcionarão como um projeto piloto, para que as empresas associadas à FRESP se posicionem no mercado como consultores parceiros da cadeia produtiva do turismo, auxiliando guias de turismo, organizadores de viagens e agentes de viagens a oferecer as melhores soluções de mobilidade rodoviária ao seu cliente, pensando ainda na questão ambiental e social.   

Turismo rodoviário como protagonista da retomada do turismo

Para Regina Rocha, diretora executiva da FRESP, o turismo rodoviário será um dos protagonistas dessa retomada do turismo, desse novo turista e dos atendimentos que ele deseja, bem como das viagens que serão elaboradas para atender este público. Nesse contexto, é preciso que o turismo rodoviário esteja bem posicionado para atender os anseios daqueles que querem viajar, assim como daqueles que organizam as viagens, além dos destinos que recebem este turista.

Por isso a importância de ouvi-los, para que o turismo seja sempre executado com sustentabilidade e com qualidade, favorecendo, desta forma, o turismo rodoviário, a fim de prestar um serviço que atenda aos anseios dos nossos clientes, tanto turistas quanto players do turismo, sem deixar de ouvir os destinos para que também sejam contemplados nessa movimentação de turistas”, afirma Regina.

Ela destaca também que a FRESP sempre investe em capacitação e na busca por melhorias para o setor de transporte de fretamento que tem o turismo como uma das atividades elaboradas pelos associados da federação. “Não podíamos deixar de passar essa oportunidade de trilhar o melhor caminho para eles”, conclui.