O Movimento Maio Amarelo comemora 10 anos em 2023. E, mais uma vez, a CNT Sest Senat em parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária está patrocinando a campanha. Já o Governo Federal, por intermédio dos Ministérios do Transportes e das Cidades estarão apoiando a campanha que traz como tema central: “No trânsito, escolha a vida”, definido na Resolução 980/2022.
Nessa década, temos muito o que comemorar. A ideia de trazer um mês inteiro para colocar luz sobre um tema bem pouco discutido na sociedade deu certo. A mobilidade está presente na vida de todos e por ser uma atividade tão corriqueira e universal, pouco olhamos para ela com olhos mais atentos.
O Maio Amarelo fez isso: trouxe o tema para todas as esferas. E hoje vemos empresas, entidades e órgãos públicos se unirem em defesa da vida, em prol da segurança de todos que transitam. Ou seja: nossa ideia está aprovada!
A cada ano, trazemos um tema para reflexão durante o mês de maio. Nesses 10 anos, muitos foram as mensagens, mas o que elas tem em comum é lembrar sempre que isso é um grande problema social, mas a solução está em cada um de nós. E nesse ano, o verbo ESCOLHER é o nosso foco principal.
Para falar de escolhas, a campanha educativa do Maio Amarelo 2023 vai pedir reflexão. Será mesmo que eu só devo me preocupar com as minhas ações? Será que, ajudar o outro no trânsito, informar, explicar, ajudar não melhora as relações pelas ruas e rodovias? Essas e outras reflexões estão na campanha desse ano que está sendo preparada com muito carinho para todo mundo.
Todo material publicitário já está disponível nos canais do Observatório, dentro da página do Maio Amarelo (www.onsv.org.br), de forma gratuita e em diversos formatos para serem impressos, compartilhados fazendo a mensagem de segurança no trânsito desse ano, chegar para todos os brasileiros.
É fundamental que todos os parceiros do Movimento se utilizem desses conteúdos para que, em todo Brasil, haja uma única mensagem de segurança no trânsito em 2023. Quanto mais as empresas, o poder público e as entidades engajadas usarem o mesmo material, mais forte reverbera a mesma mensagem educativa desse ano. Lembrando que, todo conteúdo já tem um espaço específico para que o parceiro possa inserir sua logomarca, ratificando seu apoio ao Movimento.
Esperamos que todo país se pinte de amarelo e em todas as comunicações vejamos o: NO TRÂNSITO, ESCOLHA A VIDA!